De como não me tornei Ministro de Estado para música britânica
Para provar, usarei a Teoria das Médias dos Discos com Direito a Um Descarte (TMDCDUD). Essa teoria serve para comparar bandas dentro de um contexto de notificação (sic) dos álbuns, com direito a um descarte sob certas circusntâncias. Por exemplo, o primeiro álbum pode ser descartado. Além disso, ter um álbum no meu Top 5 vale um bônus.
Iniciarei a análise por Beatles. Primeiro, as notas. Deixo claro já que o primeiro álbum deles eu descarto porque é muito ruinzinho.
With the Beatles - Um 2 quae pendendo pra 1
Beatles for Sale - Um 2 bem 2.
A Hard's Day Night - Um 2 melhorinho, mas ainda assim um 2 bem redondo
Rubber Soul - O primeiro 3. A banda começa a ficar boa. Mas ainda um 3 sem embasamento, com bons e nem tão bons momentos
Revolver - Um dos melhores, excelente músicas mas ainda assim peca por umas musiquinhas muito chinfrins ali no miolo. Um 3,5 sendo o primeiro negrito dos caras.
Sgt. Pepper's - 4. Acho que esse não tem muita discussão né? Apesar de tudo não é aquela obra-prima inesquecível. E ainda tem a constribuição brochante do George.
Magical Mystery Tour - 4,5. Esse é dos meus preferidos, com ponto alto no final.
White Álbum - Um 4 com viés esquizofrenia. Coisas boas, outras nem tanto, mas é muito maneiro até por toda a esquisitisse.
Yellow Submarine - Estou sendo bonzinho. Vou descartar também.
Let it Be - Po, não né? Com aquela orquestração toda do Phil Spector então, nem se fala. Um 2 capenga.
Abbey Road - O único que se pode dizer inesquecível, clássico, obra-prima e pr aí vai. Dá pra ouvir do começo ao fim com um sorriso de orelha a orelha. Um 5.
Bônus? Nenhum. Não estão no Top 5. Vamos a média: 3.2. Nada mal.
Vamos ao Radiohead. Esquece o Pablo Honey.
The Bends - Um 4 seguro. Belo álbum de rock.
Ok Computer - O Álbum? Sim, sim, sim! Um 5. Feliz.
Kid A - Outro 5. Opa! Dois 5 seguidos. Acho que isso já merecia um bônus. E ainda tem A Famosa Sequência (bônus A Famosa Sequência???)
Amnesiac - Um 3,5 com garra. Tem aquele quê de sobras de estúdios mas ótimos momentos. Se Kid A e Amnesiac fosse um álbum duplo...
Hail to the Thief - Um 4,5 com um final antológico.
Bem, não são tantos álbuns, mas acho que já dá né? E ainda tem um bônus de 0.1 por Ok estar no meu Top 5. Vamos a média: 4,4+ 0,1 = 4,5.
E assim venceu o Radiohead. Por esse prisma acho até difícil ser batida como melhor banda de todos os tempos. Bem, tem o Smiths, mas não sei não.
Estou à espera do apedrejamento. E nem falei Jeovah!