Monday, February 28, 2005

De como não me tornei Ministro de Estado para música britânica

Quase perdi um amigo hoje. Ele havia ficado espantado com uma declaração sábado de que Radiohead é melhor que Beatles. Ao comentar o absurdo comigo, concordei. Quase apanhei. Tudo bem, tudo bem, Beatles é aquela coisa né, todo mundo gosta, é o mais famoso, influenciou até o Einstein na Teoria da Relatividade, etc. Mas Radiohead é melhor.

Para provar, usarei a Teoria das Médias dos Discos com Direito a Um Descarte (TMDCDUD). Essa teoria serve para comparar bandas dentro de um contexto de notificação (sic) dos álbuns, com direito a um descarte sob certas circusntâncias. Por exemplo, o primeiro álbum pode ser descartado. Além disso, ter um álbum no meu Top 5 vale um bônus.

Iniciarei a análise por Beatles. Primeiro, as notas. Deixo claro já que o primeiro álbum deles eu descarto porque é muito ruinzinho.

With the Beatles - Um 2 quae pendendo pra 1
Beatles for Sale - Um 2 bem 2.
A Hard's Day Night - Um 2 melhorinho, mas ainda assim um 2 bem redondo
Rubber Soul - O primeiro 3. A banda começa a ficar boa. Mas ainda um 3 sem embasamento, com bons e nem tão bons momentos
Revolver - Um dos melhores, excelente músicas mas ainda assim peca por umas musiquinhas muito chinfrins ali no miolo. Um 3,5 sendo o primeiro negrito dos caras.
Sgt. Pepper's - 4. Acho que esse não tem muita discussão né? Apesar de tudo não é aquela obra-prima inesquecível. E ainda tem a constribuição brochante do George.
Magical Mystery Tour - 4,5. Esse é dos meus preferidos, com ponto alto no final.
White Álbum - Um 4 com viés esquizofrenia. Coisas boas, outras nem tanto, mas é muito maneiro até por toda a esquisitisse.
Yellow Submarine - Estou sendo bonzinho. Vou descartar também.
Let it Be - Po, não né? Com aquela orquestração toda do Phil Spector então, nem se fala. Um 2 capenga.
Abbey Road - O único que se pode dizer inesquecível, clássico, obra-prima e pr aí vai. Dá pra ouvir do começo ao fim com um sorriso de orelha a orelha. Um 5.

Bônus? Nenhum. Não estão no Top 5. Vamos a média: 3.2. Nada mal.

Vamos ao Radiohead. Esquece o Pablo Honey.

The Bends - Um 4 seguro. Belo álbum de rock.
Ok Computer - O Álbum? Sim, sim, sim! Um 5. Feliz.
Kid A - Outro 5. Opa! Dois 5 seguidos. Acho que isso já merecia um bônus. E ainda tem A Famosa Sequência (bônus A Famosa Sequência???)
Amnesiac - Um 3,5 com garra. Tem aquele quê de sobras de estúdios mas ótimos momentos. Se Kid A e Amnesiac fosse um álbum duplo...
Hail to the Thief - Um 4,5 com um final antológico.

Bem, não são tantos álbuns, mas acho que já dá né? E ainda tem um bônus de 0.1 por Ok estar no meu Top 5. Vamos a média: 4,4+ 0,1 = 4,5.

E assim venceu o Radiohead. Por esse prisma acho até difícil ser batida como melhor banda de todos os tempos. Bem, tem o Smiths, mas não sei não.

Estou à espera do apedrejamento. E nem falei Jeovah!

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Contraponho à TMDCDUD a Teoria da Fase de Ouro, ou TFO. De acordo com essa minha teoria mui recentemente inventada, só se deve considerar os álbuns da banda a partir do momento em que a mesma se tornou realmente boa - ou, inversamente, pode-se descartar os álbuns de uma banda a partir do momento em que ela ficou realmente ruim. Em casos especiais, pega-se apenas o miolo carnudo.

Exemplo do primeiro caso: Beatles. De acordo com a TDB, os primeiros álbuns deveriam ser desconsiderados para calcular a média da banda, e o primeiro disco a entrar no cálculo seria o "Rubber soul". Exemplo do segundo caso: Pink Floyd. Após "The wall", tudo deveria ser descartado, a não ser que você seja um dos malucos fãs de "The final cut". Não me ocorre nenhum exemplo do terceiro caso. Talvez as bandas que sejam totalmente Fase de Ouro (só me ocorre no momento Velvet e, sim, Radiohead, acho "Pablo Honey" um 3,5 sólido) mereçam um bônus.

Assim, e levando em conta as notas dadas pelo dono do blog, a nota TFO dos Beatles é aproximadamente 3,7 (confere?), caindo para 3,25 se "Yellow submarine" entrar na contagem como um zero. Ainda assim, Radiohead se mantém na frente, com o 4,4 tendendo a 4,5 por causa do muito justo Bônus Top 5.

11:26 AM  
Blogger Werner Daumier-Smith said...

Muito interessante esta teoria também. Confesso ter pensando em algo do tipo enquanto formulava a TMDCDUD. Mas mesmo assim Radiohead ganha. Yellow Submarine não é um zero, tem Hey Bulldog que já vale alguma coisa. Um 1, que seja.

Ah, o Final Cut é muito ruim!!!

3:26 PM  

Post a Comment

<< Home