Rushmore
Tal teoria pode ser reproduzida para muitos campos. Creio que na maioria dos campos já se produziu estudados em universidades, debates acalorados e discussões em cafés parisienses ou em botecos de Copacabana. Mas um campo novo para ela são os coments de blogs.
Veja o caso do post sobre a estranha adoração dos franceses pelo Brasil lá do Bom Dia, França. Gerou 12 comentários, alguns que tinham a ver com o post em si, e aí entrouMacunaíma, venda de previsões e da pessoa amada em 2 dias e meio, uma curva futura de Tíque e uma pequena mostra do estouro de uma bolha econômica (do tíque, no caso). Tal fenômeno tem sido tratado nos meios acadêmicos como Teoria da Individualidade e Liberadade Total dos Comentários de Blogs (TILTCB), e é muito festejada entre os liberais. Algunss pregam que este fenômeno está associado a post ruins, outros dizem o contrário - os ótimos posts geram muitos comentários que acabam ganhando vida própria. Há os que defendem o aparecimento do fenômeno durante longos períodos sem atualização, quando as pessoas entram no blog e acabam falando no último post, cujos comentários já tinham se esgotado, abrindo novas frentes de assunto. Há até um rapaz de Chicago que, num artigo que fez muito sucesso em alguns meios, defende a alta correlação entre os abortos e a TILTCB. A verdade, porém, é que não há nenhum consenso quanto a isso.
Creio que muitas das melhores partes deste blog estão lá, nos comentários. Já houve até um post-escondido nos comentários. Talvez até no futuro haja blogs de comentários que acabam gerando posts. Ou algo Borgiano como comentários para post nenhum.