Tuesday, November 29, 2005

Suma Teológica de S. Thomas de Aquino

Um site picareta de cinema resolveu fazer uma lista dos 100 maiores do cinema em várias categorias, além do tradicional 100 melhores filmes de todos os tempos. Obviamente fui olhar, porque uma das melhores coisas de se ver listas alheias é ver como são mal-feitas e pensar que quem as fez não entende nada mesmo. Esse caso não foi diferente. Não conseguiram escapar do óbivo Cidadão Kane como o melhor filme, mas colocaram E oVento Levou e Lawrence da Arábia em quarto e quinto, respectivamente. Não dá pra levar muito a sério. Imagino um júri cheio de Rubem Ewald Filho fazendo listas como essa.

Mas o que realmente me chamou atenção foi a lista dos maiores heróis e maiores vilões. O fato é que alguns dos maiores vilões da listas são alguns dos maiores heróis do cinema pra mim. Por exemplo: Alex de Large está lá na 12º colocação dos maiores vilões. Acho que ele entraria no meu Top 5 Heróis, e que atire a primeira pedra que não torce pra caramba pra ele e fica feliz ao final do filme quando percebemos que "he was cured, all right??". E uma posição abaixo temos o Hal 9000. Tá, ele é o maior vilão da história do cinema, mas é também o maior herói. E não tem nada de paradoxal nisso. Alguém pode ser herói e vilão, não? Ainda mais um computador. Descendo mais na lista acho, na 30º posição, outra atrocidade - Travis Bickle, do Taxi Driver. Desde quando ele é um vilão? Dessa vez acho que até o Bento XVI concordaria comigo se ele visse filmes. O Travis é um herói de primeira, poderia até virar um cartoon da Marvel, entrar para a Liga da Justiça e tal. Aí vou na lista dos heróis e vejo apenas um que merece tal posto - Rick Blaine na 4º colocação, esse sim um herói de verdade - cafajeste, sujo, irônico e bêbado, virtudes de um verdadeiro herói.

1 Comments:

Blogger Werner Daumier-Smith said...

O scorcese é um dos maiores picaretas da história. Oliver Stone, Julia roberts e Clint eu me abstenho de tecer comentários. todos bobões, buuuu pra eles.

O Top 100 não é meu, foi até um protesto contra essa picaretagem suprema. E mal-feita ainda por cima.

1:29 AM  

Post a Comment

<< Home