Wednesday, November 23, 2005

Poseidon´s Creation

Abriu uma locadora aqui no Leblon há poucos dias. Passei lá pra dar uma olhada e entrar de sócio. Um cara me recebeu, perguntou se eu já conhecia a loja, que tipo de filme que eu gostava. Pela minha roupa de trabalho ela foi logo pra parte de lançamentos bobocas, mas aí falei que gostava de...

(Tem pergunta pior do que essa - que tipo de filme eu gosto? Se eu responder "filme bom, oras" o cara me dá um soco. Aí tento explicar e as pessoas sempre dizem "ah, cinema europeu". Não, não. Alguns dos meus diretores favoritos - Kubrick, Coen, Woody Allen, Coppola, P.T. Anderson -, bem, quase todos os meus diretores favoritos são americanos. E algumas das maiores bombas da minha vida são européias. Como assim cinema europeu? Almodóvar, Bergamn, Eisenstein e Monceli são categorizados como "cinema europeu"?. E ainda parece que você é um chato (alguém ali no fundo comentou em voz baixa "mas ele é mesmo!"). Ultimamente tenho evitado as respostas.)

...de filmes bons. E o cara entendeu, muito bem até. Disse que também preferia esse gênero (mas que gênero?), tinha trabalhado no Grupo Estação e agora estava com a locadora. Conversamos um pouco sobre cinema, e ele me perguntou o que eu sugeriria para a locadora, já que ele está montando o acervo. Falei dos italianos, convenci o cara a comprar todas a filmografia do Truffaut, a comprar clássicos, Bergman, cinema latino, os alemães dos anos 70 e russos expressionistas. Montei promoções bizarras de alugar 7 filmes e ficar por uma semana e o cara topou. Semana que vem começam a chegar as belezuras e eu já tenho nova locadora preferida. Voltei feliz pra casa ciente de ter feito um bem danado ao meu bairro. Um dia ainda fico famoso por ter quebrado uma loja Blockbuster e vou dar palestras na França ou ser estrela de fóruns de esquerda.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home