Me passa a máscara de feiúra?
1. O "baile de máscaras" do De Olhos Bem Fechados. Foi o que inspirou o post, aliás, porque acabei de rererever o filme. Ia fazer um post sobre o quão foda é o filme, faço depois. Fiquemos com a orgia apenas, com as máscaras de Veneza (há uma loja em Veneza que diz vender as máscaras do filme, com preços que chegam a 100 euros), a música sacra em latim, bizarra, os rituais. Só Kubrick poderia ter criado aquilo daquela maneira.
2. A orgia de Asterix Entre os Helvéticos. Máscaras de feiúra, reclamações contra garfos limpos e uma janela aberta que estava deixando entrar ar puro, queijo derretido para todos os lados, punições, chibatadas, dançarinas, romanos gordos decadentes, pro lago com um peso amarrado aos pés. Tripas de javali na gordura de búfalo...
- com mel?
3. Satyricon, de Petrônio. Livrinho baseado em Nero e sua orgias homéricas. Acontece de tudo, é inacreditável, homem com homem, mulher com mulher, homem com bicho, bicho com bicho, mulher com objetos, vomitos. O ponto alto é quando são servidas vulvas de javali.
4. A Comilança, de Marco Ferrei, filminho de 1974 genial. Quatro homens de meia idade que resolvem cometer suicídio coletivo se trancando e comendo alucinadamente, sem parar - comida e mulheres. É um filme extremamente bizarro mas muito bom, com cenas antológicas.
5. Uma orgia bizarra em O Caso Morel, de Rubem Fonseca. Não me lmebro extamente o contexto, mas era uma parada muito tosca...bem, é Rubem Fonseca.
5. Uma "orgia para viagem" que um romano leva ao ter que sair às pressas da orgia do Diplodocus no Asterix Entre os Helvéticos. Tinha que mencionar isso porque é muito engraçado.
Dois empatados em quinto. Abre-se um precedente. Mas eu tinha que citar a orgia para viagem. Talvez um premio de consolação, honra ao mérito, premio do júri, sei lá. Só não pode generalizar isso.