Thursday, October 06, 2005

De como falar em Sergio Leone em 10 minutos

Estranhos encontros que a vida nos reserva, dizia o personagem principal de "Noite Macabra" após encontrar o médico que assassinou sua mulher numa pizzaria.

Estranhos encontros que a vida nos reserva digo eu após encontro com uma pessoa numa pizzaria. Fui ver um filme no Estação Botafogo e depois rumei para o São Luiz para um outro, mas tinha meia hora ainda e uma baita fome. Entrei na galeria para me sentar na Parmê e comer algo enquanto lia. Mas acabei encontrando uma amiga que não via desde os tempos de colégio. É o tipo de encontro que pode ser muito, muito chato, e eu pensei nisso quando a vi e tive que dizer oi. Aquele papo irritante de sempre "oi, ,você tá fazendo o que?", "lembra do Diogo? Então, tá morando em Floripa!", "lembra quando a gente jogou giz na cara do Luiz e ele saiu chorando pra sala do Frei?", enfim, coisas chatas do tipo. Não quero lembrar coisas do colégio, era chato e as pessoas eram chatas também. A menina também era uma chata.

Era. Mas não é mais. Para fugir das chatices resolvi pular todas as perguntas imbecis e partir logo pros filmes. Assim falaria de meia dúzia de coisas que vi no Festival e diria que estava atrasado para um filme e pronto. Começou mal, "oi, você por aqui, tudo bem?", essas coisas, mas em dois minutos estávamos falando de Flores Partidas e de como o Bill Murray é genial, e aí o assunto caiu no final do filme, o que remeteu a melhores finais de filmes, e de finais foi para começos de filmes, e aí ela falou. Eu pensei, ela falou. Se vocês olharem lá atrás em algum lugar tem um Top 5 melhores começos de filmes, e nele está o Era Uma Vez no Oeste. O post inclusive foi motivado por esse filme, eu acho. E foi o filme que ela citou. Sim, estávamos há 5 minutos conversando, não nos víamos há 8 anos, e estávamos falando do melhor começo de filme de todos os tempos. E a expressão que ela usou não foi o insosso "um começo muito bom" ou o bobo "um começo legal de filme é o...". Não. Personalidade. Ela afirmou - "o melhor começo de filme de todos os tempos é o de Era Uma Vez no Oeste!" (o de todos os tempos é por minha conta, mas foi algo do tipo). E ficamos mais 10 minutos falando do Era Uma Vez no Oeste. Bateu 9:25 e eu tinha que ir pro meu filme. Nos despedimos, e foi isso. Nada de conversas chatas, papos bobos, lembranças que não quero lembrar. 15 minutos de filmes, sendo 10 de Sergio Leone. E aí cada um pro seu lado.

Genial. Modo não banalizado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home