Thursday, May 05, 2005

Picaretas do bem do mundo, uni-vos!!

O mundo está cheio de picaretas. No cinema, na literatura, na música, é picareta pra todo lado. Mas a picaretagem, que é predominantemente negativa, tem seu lado positivo também. É viável a boa picaretagem, a picaretagem honesta, genuinamente honesta.

O Lars Von Trier, por exemplo. Picareta, muito picareta, um picareta 4,5 pra não dizer que é um picareta 5. Mas é um picareta do bem. Toda a história de Dogma 95 é uma picaretagem sem fim, mas é bom, mostrando como a picaretagem tem seu lado positivo. O ponto alto da picaretagem do cara foi em Cannes, quando, ao lado do igualmente bom picareta Thomas Vintenberg, fizeram piadas sobre Os Idiotas "aqui eu usei rapidamente uma luz artificial", "nessa cena umas das câmeras está sobre um tripé" e riam, riam, enquanto todos olhavam meio espantados, todo aquele povo que tanto venerava o Dogma (tá, isso é genial, o cara é um picareta 5). Mas os filmes são bons, ele é um bom diretor, a picaretagem é pro bem.

Picaretas do bem, há poucos; do mal não faltam. Gus Van Sant e Winterbottom (apesar da discordância de alguns) são picaretas do mal, ruins de dar dó, picaretas zero. E como eles há muitos - Dave Mathews Band e Chick Corea na música, Paulo Coelho e Hesse na literatura (Dan Brown não é picareta; ele tem seu nicho, e fica lá muito bem).

E tem esse blog, que é de uma picaretagem só. Mas como sou eu que faço a classificação, me considero um picareta do bem, um 3,5 talvez. Mas aindo chego lá.

3 Comments:

Blogger Tuca said...

Dave Mathews Band está longe de ser picareta.
Acho que eles podem até não ser a coisa mais autêntica do mundo, mas picareta do mal?? O pior foi colocar eles e Paulo Coelho no mesmo patamar! Acho que sua picaretgam 3.5 está subestimada.

Abs
Arthur
ps: picareta tb, mas do bem... com modelinhos de previsão que só deus sabe se estão certos

6:50 PM  
Blogger Unknown said...

Junto-me ao Arthur para protestar contra a inclusão da Dave Matthews Band no rol dos picaretas. E o Winterbottom é um picareta do bem. E o Vinterberg é um picareta instável: "Festa de família" mal é picareta, embora seja Dogma, mas "Dogma do amor" (Top 5 piores traduções de títulos de todos os tempos) é picaretagem ruim, nociva, perigosa. O Tija é um picareta do bem.

11:15 AM  
Blogger Werner Daumier-Smith said...

O Dave Matthews coloquei pra provocar mesmo. O Winterbotom não: PI-CA-RE-TA, sem dúvida. E obrigaod por me achar um picareta do bem, Lucas.

5:18 PM  

Post a Comment

<< Home