Saturday, April 23, 2005

The Booklovers

O Lucas lançou lá no blog dele, e vou responder também as perguntinhas. Coisa de caderno de menina na quinta série, mas e daí?

1. Quantos livros você lê por ano?

Como não tenho manias documentais nem namoradas que me façam tê-las, não sei. E vamos tirar o questionamento óbvio de que 5 Dostoiveskis equivalem a 1.711 Dan Browns. Este ano já matei 19 livros, e a continuar assim vai a 60. E não estou contando os livros de economia e finanças, porque eles não devem ser mesmo contados - aliás nem deveriam merecer o nome de livros.

2. Qual foi o último livro que você comprou?

Umas 3 horas atrás comprei Feliz Ano Novo do Rubem Fonseca, mas é pra ter em casa mesmo, foi num sebo. Antes desse foi Insustentável Leveza do Ser, comprado por 5 reais numa banquinha de rua no Largo do Machado com ajuda de 1 real do Lucas.

3. Qual foi o último livro que você leu?

A Insustentável Leveza do Ser, que é bom pra diabo. E agora estou relendo O Arco íris da Gravidade, do Pynchon.

4. Liste cinco livros que tenham um significado especial para você ou que você tenha gostado muito

Bem, não é pra ser um Top 5 né? Porque este acabei de fazer alguns posts atrás...se for por significado, vamos lá.

1. Memórias do Subsolo, Dostoievski. Comprei meio sem querer, folheando livros enquanto matava aula, na livraria da PUC. Quando li o primeiro parágrafo "sou um cara doente. um cara mal. creio que sofro do fígado. na verdade, não entendo níquel de minha doença..." sabia que aquilo ia ser bom. E foi mesmo. E graças a ele desencadeou-se uma onde de escritores russos na minha vida que durou bastante tempo e até hoje coloca a Rússia no topo do Top 5 países de literatura.

2. O Estrangeiro, Camus. O livro que li e disse "é isso!". Mersault era o cara, e sentia que o livro havia sido escrito pra mim.

3. Leilão do Lote 49, Pynchon. Foi quando descobri O Cara (mão no peito, com direito a hino, marcha, desfile em carro aberto e tudo mais) e vi que tudo na vida é parte de uma conspiração imensa, terrível, alucinada.

4. Road to L.A. , Fante. Foi responsável por um dos grandes momentos cinéfilos-literários da minha vida, pois por estar lendo o bichinho antes de uma sessão do Festival de 2002 uma menina que também estava sozinha na sessão puxou assunto, e depois saímos.

5. Nove Estórias, Salinger. O livro que inspirou meu primeiro curta-metragem, ainda em fase de pré-produção. Fora que é um dos melhores livros de contos que já li.

5. Para quem você vai passar este questionário (3 blogs) e por quê?

Eu passaria pro Lucas, mas ele que passou pra mim! Se eu não passar pra ninguém cairá alguma maldição em mim? Eu irei ler e gostar de O Monge e o Executivo???? Virarei fão dos livros do Dan Brown??? Não, não!!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home