Monday, February 06, 2006

Dom Lázaro ou "Eu quero melão!"

O Spielberg renasceu. Sim, eu estou admitindo que o até então pior diretor do mundo fez um bom filme. Ao invés daqueles planos longos, chatíssimos, câmera na mão e edição ágil. Ao invés da fotografia feijão-com-arroz, uma coisa ousada e legal. Sangue na tela jorrando de uma holandesa linda e nua (e depois, morta), massacre de pessoas. Faltou uma trilha sonora bacana, mas aí já é pedir demais e deixa o Williams fazer a coisa pasteurizada de sempre mas que ganha Oscar. Não vai mudar minha vida, mas valeu um 3,5 o que já é um negrito, o que o Spielberg não recebia desde...hmmmm...desde muito tempo. Talvez desde Tubarão.

Mas não me fez sair transtornado do cinema. Digo isso por causa de 2046 - esse sim um filme sólidamente bom (um 4), o melhor de 2006 até agora. Saí do cinema meio transtornado. Fui ver no Arteplex e seria um sessão dupla, que dizer, foi uma sessão dupla, mas o intervalo acabou sendo maior do que o esperado. Saí pensativo, fui pro café do Arteplex, comprei uma garrafa de vinho e fiquei meditando por umas duas horas enquanto Baco me trazia as respostas. Bendito o filme que faz isso, os raros Filmes Que Você Sai Transtornado (FQVST). São aqueles filmes que rendem discussão infinita, textos, e você fica se lembrando, articuladno teorias, acaba vendo de novo e de novo. O FQVST por excelência é Magnolia, talvez o único filme que eu tenha visto no cinema genial. Não estava sozinho, o que atrapalhou o pós-filme pois a pessoa que estava comigo achou o filme chato e longo (e quase apanhou), mas o impacto durou semanas e eu acabei revendo no cinema mesmo. Teve o Apocalypse Now Reduz na sessão histórica de meia-noite no Oedon, mas esse é meio roubo, não sei se vale contar como FQVST.

Um filme candidato total a FQVST é o novo Woody Allen, Match Point. Tentei ver na Maratona na sexta mas já estava lotado. Fontes garantem ser dos melhores dele e haver alta correlação com o Crime e Castigo, o que, se bem feito, é espetacular. Seguindo a escolha prévia tão condenada pelo Lucas, é o melhor do ano.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Raquel, eu mostro a minha língua para você. No mais, 2046 foi, se não me engano, um 3 caridoso - como o Munique, mas melhor. Sei lá, não me comoveu muito não. Por outro lado ontem eu me amarrei em "A corrente do bem", da Mimi Leder!, então talvez a triste verdade seja que meu gosto já não é mais o mesmo.

7:15 PM  

Post a Comment

<< Home