Friday, January 20, 2006

Foxtrot

Ontem vi um dos piores filmes de todos os tempos. É chinês, não devia esperar grande coisa mesmo. Mas mesmo assim. É uma comédia chinesa! Dolorosamente ruim, depois dela até American Pie deve ser engraçado. Ah sim, o filme foi traduzido como Kung Fusão - não, não podia ser coisa boa mesmo. Um zero com viés negativo senso de humor oriental.

Senso de humor é característica fundamental e primeira que uma pessoa deve possuir. Se estivesse jogando um "Cara a Cara" pra chegar a uma mulher, por exemplo, a primeira pergunta que faria seria "senso de humor" - sim, antes mesmo de "gorda" ou "olho caído" ou "anã". Sem senso de humor eu dispenso a Kirsten Dunst (depois de alguns dias, é claro) e a Scarlet Johansson.

E senso de humor explica muita coisa. A decadência do mundo, tão propalada por tanta gente, é facilmente explicável pelo senso de humor. É fato que o auge da humanidade foi o séc. XIX. e, desde então, tem sido ladeira abaixo a trajetória. Tendo como referencial a Revolução Industrial, a Inglaterra foi a potência dominante até, digamos, a primeira guerra mundial. É sabido também que os britânicos têm o melhor senso de humor do mundo - logo, a humanidade viveu seu auge neste período.

Aqui abre-se espeaço para um maior esclarecimento a respeito do senso de humor dos povos, talvez num Top 5. Quis fazer um Top 5 que fosse Inglaterra - Escócia - Irlanda - País de Gales - Irlanda do Norte (feliz de quem ri de si mesmo) mas não seria muito legal. Considerando todos esses povos como britânicos (menos os irlandes, claro)...

Top 5 Povos por senso de humor

1. Britânicos
2. Irlandeses
3. Italianos (meia farofa, sim, mas é farofa do bem - vide Brancaleoni)
4. Austríacos (sim, acreditem, é bom, não parece o alemão)
5. Mexicanos (fizeram o Chaves, precisa mais?)

Sabemos que a Inglaterra deu espaço para os Estado Unidos na hegemonia mundial (temos a União Soviética também com um bloco, mas alguém já viu comunista com um pingo de senso de humor? Dessa parte é melhor nem comentar). A decadência estava dada, e é a que estamos vivendo. Em lugar da ironia, da sutileza e do humor ácido, temos torta na cara, sorvete na testa e risadas de auditória. Diabos. Mas o pior está por vir. Caso a China realmente vire uma superpotência e domine o mundo com seus malditos filmes chatos e seu ridículo senso de humor, será o fundo do poço. Mas eu não quero ser o profeta do apocalipse. Sou o último romântico. Acredito no ressurgimento da Inglaterra e da Italia como potências. Com auxílio da Irlanda.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home