Tuesday, December 06, 2005

Take the money and run

A Telerj não instala o telefone no escritório novo. Enquanto isso, vou ficando no Centro. Só depende do telefone, então cada dia pode ser o último. Basta a Telerj instalar o telefone e no dia seguinte vamos pra lá. Sabe a história do cara que só tem 6 meses de vida e aí sai curtindo como um louco? Estou assim. Todo dia é o último no Centro.

Hoje por exemplo. Almocei no trabalho e aí me mandei. Minha idéia de paraíso por lá é ir a algum dos Pequenos Paraísos Escondidos no Centro (PePEC). Os PePEC são oásis de tranquilidade em meio ao caos de secretárias, camelôs, advogados e guardas municipais. Tem a Biblioteca Nacional, o Real Gabinete de Leitura Português, o japonês do Edifício Central, o café do Odeon, o sebo do Paço, a Travessa da Rio Branco com seu imenso pé-direito. Mas o melhor PePEC é o subsolo do nº 185 da Rio Branco, local que abriga o Beringela, a Da Vinci e o Café Gioconda. Foi o local mais visitado por mim nestes 3,5 anos de Centro durante meus raros almoços. O almoço, aliás, é detalhe, pode ser feito no trabalho mesmo. O bom é comprar livros, tomar cappuccino, ler por 1 hora sabendo que neste tempo o mercado não fechou, só você. Semana passada, teoricamente a última, cumpri todo um roteiro por esse locais. Como ganhei sobrevida, estou repetindo os lugares nesta semana.

Hoje por exemplo. Almocei no trabalho e aí me mandei. Fui pro Beringela. Havia ido lá na sexta e comprado 4 livros. Achava que não fosse ter nada de novo, mas topei com um DeLillo - Os Nomes. Tá, hoje meu último dia, não sei quando vou coltar aqui - comprei.Ainda estou terminando o primeiro dos 4 que levei na sexta, mas não importa. Aliás, dos 4, um foi só pela edição, o Updiek acho que não vou ler nunca, estou terminando o Puig e o húngaro é fininho, então, pensando bem, não foi uma má compra. Vou furar a fila. De lá pro Gioconda, para o último melhor cappuccino da história. Comecei a ler nosso amigo americano. Sorri na irônica dedicatória do livro ao Atticus. E foi isso.

Mas até de noite nada da Telemar. Então, amanhã será novamente meu último dia no Centro. Espero não ter chegado nada de novo no Beringela.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home