Saturday, August 20, 2005

Todo carnaval tem seu começo

Uma grata surpresa esse ano tem sido o cinema coreano, o que tem me levado a rever alguns conceitos. Até então, tirando o Japão, tudo o que vinha da Ásia em termos de cinema era pra mim lixo puro, sem nada que se salvasse. Talvez tenha perdido até algumas coisas legais, não sei, mas também a quantidade de porcaria que vi da Tailândia, Hong Kong, Malásia, Nepal e etc é gigantesca. Nos festivais eu simplesmente ignorava os filmes asiáticos. Isso se agravou nos últimos tempos com a safra de filmes horrorosos chineses - caso de Herói, o pior filme do ano até agora. Mas então veio Old Boy, que é um coreano sensacional, talvez o melhor filme de vingança que já tenha visto. Aí resolvi ver "Primavera, Verão, Outono, Inverno...e Primavera" e é um filme muito bom. Agora saiu o novo filme do cara (Ki-Duk Kim), Casa Vazia, que é um filmaço. Está entre os melhores do ano, com certeza. Ou eu dei sorte ou os coreanos são realmente bons nisso. E já estou começando a acreditar na segunda possibilidade. Talvez agora a Ásia para mim seja Japão e Coréia.

1 Comments:

Blogger Werner Daumier-Smith said...

É verdade, Zissou é hors-concours, não tem nem como dar nota pro filme. Fábrica de Chocolate também, não conta. Por esse raciocínio Old Boy é o melhor do ano até agora. Thus far, como bem disse nosso amigo. Um 4 com muito viés de alta.

1:59 AM  

Post a Comment

<< Home