Monday, July 25, 2005

You´re Weird

O Tim Burton é foda. Tirou toda a alegria e canções felizes e fez do Willy Wonka um andrógeno com sérios problemas psicológicos. Cortou na hora certa qualquer arroubo de emoção que pudesse haver, seja com uma piada ou seja simplesmente cortando a cena. Fez da fábrica do primeiro, pequena, humilde, um monstro gigantesco e sombrio, como uma planta da revolução industrial que sobreviveu até os dias de hoje. Mas difícil escolher qual o melhor filme. Por princípio, uma refilmagem é sempre pior que o original. Mas não neste caso. E não me perfuntem o porquê!

Após rever o FFC 2005, como o batizou o Lucas, vi o FFC 1971, para comparação, e a conclusão é que se trata de filmes complementares, e não concorrentes. O primeiro tem uma primeira parte que foca muito na pobreza de Charlie e sua família criando uma dramalhão em cima disso. Mas tem ótimos sequencias na escola com aquele professor maluco e pitadas de humor britânico de alta qualidade, como quando o locutor da televisão, ao anunciar mais um golden ticket encontrado, diz que as pessoas não deveriam ficar chateadas com isso porque existem milhares de coisas mais importantes na vida, embora ele não pudesse se lembrar de nenhuma, ou quando há um leilão de wonka bars e a rainha aparece dando um lance. Mas a parte da visita na fábrica é pior. O novo é mais centrado na figura do Wonka, que é um dos personagens mais legais da história do cinema. Trocamos o chato do Charlie pelo maluco do Wonka. Ponto pro Burton. Podemos pensar num filme com a primeira parte do original e a parte toda da fábrica deste novo. Difícil mesmo é escolher a melhor apresentação do Wonka - um Gene Wilder triste mancando até que perde a bengala e cai ou uma apresentação de bonecos e música feliz que acaba com bonecos incinerados, olhos derretendo e tudo, e o wonka batendo palmas e rindo. E sem esquecer da Wonka bar - monolito negro ao som de Assim Falou Zaratustra.

Não podemos comparar, embora o Lucas diga o contrário. Mas se for pra escolher algum fico com o novo. E Oscar pro Johnny Depp!

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Não, o Tim Burton não é foda. É um picareta. Fez um filme realmente bom - "Ed Wood" - e alguns razoáveis - "Batman" 1 e 2, "A lenda do cavaleiro sem cabeça". Tá, não vi "Edward Mãos-de-tesoura", mas mesmo admitindo que seja um filme muito bom, é pouco. Depois da picaretagem suprema que foi "O planeta dos macacos", ele até se recuperou um pouco - só um pouco - com "Peixe grande", que é um 2 redondo. E agora esse.

Concordo que Wonka seja um dos personagens mais legais da história - mas o Wonka 1971, aquele bombom de fel com casca de chocolate. Wonka 2005 é um Michael Jackson doceiro. Legal também, mas menos.

A apresentação de Wonka 1971 é muito melhor, e um símbolo da sua superioridade: Gene Wilder se basta para fazer uma entrada genial; Johnny Depp precisa da ajuda de todo um show de pirotecnia. E mesmo se você não concordar com tudo isso: cara, FFC 1971 tem "Oompa loompa dompadee doo".

3:08 PM  
Blogger Werner Daumier-Smith said...

Maldito!

9:11 PM  

Post a Comment

<< Home