Wednesday, May 11, 2005

Parem as Máquinas, Impeçam o Trânsito - O rapaz Vai Sair de Casa!!!!

Bienais de Livro são eventos ruins, chatos, bobos, desinteressantes. Vai um monte de gente que nunca lê nada, ou lê pouco, coisas deisnteressantes, não-literatura, e ficam lá, gritando, olhando, comprando o novo Paulo Coelho, aquelas luzes brancas berrando em cima de você - qualquer coisa que tenha luzes brancas não presta - crianças correndo, um inferno, um inferno. Mas ainda bem que sempre existem dissidentes, e neste ano uma das dissidências é uma grata surpresa no CCBB- uma série de palestras agrupadas sob o nome A Melhor Literatura do Mundo - ganha uma vodka quem pensou na eslava.

Houve um tempo em que não havia traduções de Dostoiveski decentes no Brasil. Então, veio a (mão-no-peito) Editora 34 e começou a traduzir decentemente os livros dele, relançando a obra completa aos poucos, com ótimas traduções, na maior parte dos casos do Boris Schnaiderman e do Paulo Bezerra.

E o problema é que uma das palestras é justamente do Paulo Bezerra. No meu mundo ideal o cara tinha que ficar numa bolha de oxigênio, isolado dos perigos mundanos, dos micróbios, no árduo trabalho de tradução (quem mandou eu largar a aula de russo!) mas como isso é impossível rezo para que pelo menos desinfetem todos na entrada da palestra - eu já tô fazendo a minha parte e comecei a tomar vitamina C.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home