Sunday, December 19, 2004

Pequenas Idéias Para Grandes Projetos - Livraria

Conversando com um amigo que é vendedor da Travessa descobri que no lugar que eu pensava ser o recanto da boa leitura vende-se Don Brown e Sydney Sheldon à rodo. Livros bons, quase ninguém procura. A maioria dos bons que saem são indicações dos próprios vendedores.

Pensando nisso e em outras coisas que não têm a ver como onde tomaria o chopp ou qual a música perfeita para a cena em que Sybil corre na praia surgiu a idéia de fundar A Livraria, o local perfeito, solo sgrado de tudo que há de bom na literatura, e SÓ do que há de bom na leitura. Conversava com o Lucas (http://www.femeadecupim.blgspot.com/) e começamos a desenvolver a idéia. Simples e eficiente, como são as pequenas idéias que resultam em grandes projetos.

A Livraria (ainda sem nome) seria no Leblon e ocuparia uma área razoavelmente pequena, pois não há tanta coisa boa assim. Haveria seções específicas para os autores - uma seção Dostoievski, uma Joyce, por aí vai - com tudo, absolutamente tudo, em todas as línguas, dos caras. Os autores seriam separados por origem. Por exemplo, a seção "Boa Literatura Americana" contaria com seções de Thomas Pynchon, John Fante, Willian Faulkner, J.D. Salinger, James Joyce e alguns outros membros de um seleto grupo.

(Se você está se perguntado o que diabos faz James Joyce nesta lista você é o tipo de cliente que queremos. Mas explico: o crítico literário italiano Sparafucili coloca a obra dos grandes autores irlandeses do século XX - Joyce, Yeats, Banville - na mesma linhagem dos autores da boa literatura americana, citando a grande influência de integrantes da família deles que migraram para os Estados Unidos sobre suas escritas. Na verdade, não acho que essa cara deva ser levado muito a sério, ainda mais depois que descobri que é crítico de literatura Veda, e do sul da Itália. Não, não se deve levar essa cara a sério. Melhor deixar a literatura irlandesa em um espaço só seu - perto do bar, ao lado da máquina de Guinness.)

Haveria ainda seções de Top 5, onde o cliente compraria pacotes prontos de Top 5's alguma coisa, especialmente embalados e mediante desconto. Por exemplo, Top 5 Livros de Fossa para um cliente que chegasse na merda e quisesse mais merda ainda ou ainda Top 5 Livros com 99 Páginas.

No começo seria difícil, pois muitos pensariam se tratar de apenas mais uma livraria bonitinha com bons atendentes, "oi, você tem o último Paulo Coelho?", "não minha senhora, aqui não trabalhamos com este tipo de coisa", isso causaria alguma estranheza, "mas isso aqui não é uma livraria?", "é mas só vende livros bons", ela sairia xingando mas assim filtraria logo o público. Este cliente nunca mais voltaria, esse é o objetivo. Queremos o "oi, tô procurando O Arco-Íris da Gravidade em Tcheco, tem alguma coisa por aí?", "não, acabou, mas temos uma edição de luxo em húngaro", "tudo bem, vou levar então", esse é o perfil do cliente da casa.

Os vendedores seriam contrataos a peso de ouro. Testes seriam aplicados. Pré-requisitos do tipo "já leu Ulysses mais de 6 vezes?" ou " quantos livros de literatura russa do século XIX, a partir de 100, você já leu?" seriam adotados como provas eliminatórias. Já pensaram o Moacir Werneck de Castro sendo vendedor? O Boris Schnaidermann e o Paulo Bezerra tocando a sessão "Leste Europeu"?

Com o tempo, o lugar começaria a ser reconhecido e cultuado. Estar nas prateleiras da livraria se tornaria um selo de qualidade. "ih, esse aí não vende na Livraria ... não!". Depois um selo mesmo, de atestado de qualidade, seria adotado. Se está lá é porque é bom. Se torna cult, passa a ser adorado, objeto de estudo. Autores implorariam, editoras fariam um lobby danado.

Nome estabelecido, centro de adoração, local de encontros, pessoas do Brasil e do mundo convergindo para suas instalações. A boa literatura sendo consumida. É claro que é uma ótima idéia.

O nome poderia ser "HAL 9000". Sim, HAL 9000 é sempre um bom nome. Exterminador de má literatura. Gostei.

"LIVRARIA HAL 9000. Casa da Boa literatura, e só dela".






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